20 abril 2006

"Usuários finais" realmente precisam 'entender' de computador?

Em primeiro lugar quero pedir desculpas por esse tempo sem novos posts, estou meio sem tempo.

Lendo o artigo do Monthiel: Usuários já estão no Linux, me veio a pergunta: Um 'usuário final' precisa realmente entender de computador?

O que você caro amigo pensa sobre isso? Não estou falando que ele tem que ser um usuário experiente, mas se tratando de coisas básicas.

Essa é uma questão muito complicada, pois sempre vai haver pessoas que acham que o computador tem que fazer 'mágica', ou seja, descobrir o que você quer, satisfazer seu desejo e não apresentar nenhum erro. Acredito que isso esteja longe de se tornar realidade (se é que um dia isso aconteça).

Também não podemos 'obrigar' nossos usuários a buscarem artigos e mais artigos no Google (lembrando que lá iremos encontrar muita informação valiosa), mas tem certas coisas que realmente teremos que aprender sozinhos, sem ajuda de ninguém (pelo menos é o que deve acontecer).

Vou dar alguns exemplos do nosso cotidiano para tentar explicar melhor o que eu quero passar:

"Para se dirigir um carro você NÃO precisa saber nada de mecânica ou coisa parecida, mas é OBRIGATÓRIO saber por exemplo: as regras de transito, aprender sobre direção defensiva e praticar bastante. Tem pessoas que precisam fazer um curso para aprender essas coisas já tem pessoas que não, isso não importa muito, contanto que você aprenda."

"A Páscoa passou e temos que comprar alguns presentes para a família, como todo mundo dá ovo da páscoa você resolve comprar uma coisa diferente e compra uma televisão (lembre-se que isso é só um exemplo auehauehua), televisão é uma coisa comum, que muitas pessoas possuem, normalmente é fácil manuseá-la, mas sempre vai ter uma coisa que não saberemos fazer, a melhor forma de se obter o que quer é ler o manual."

Olhando por esses ângulos acho que fica mais claro minha posição, você não precisa entender como o computador foi feito, mas é necessário saber pelo menos o básico para que ele atenda as sua necessidades. Cada pessoa tem necessidades diferentes, se uma pessoa precisa instalar um servidor Apache com suporte a PHP e Mysql, ela terá que aprender como fazer isso, mas se ela só tem necessidade de navegar na internet, ler emails, entrar em bate-papos e coisas do tipo, não é necessário saber instalar um servidor.

Eu também já trabalhei com suporte aos usuários no Linux e posso afirmar que 80% das coisas são preguiça de tentar resolver sozinho, é muito mais cômodo chamar alguém para ajudar do que procurar uma resposta sozinho, mas infelizmente quem se prejudica com essa atitude é unicamente a própria pessoa, vai chegar uma hora que ela vai ter que resolver alguma coisa e não haverá ninguém por perto.

Só para aprofundar mais no assunto recomendo a leitura do artigo: Linux e o pscológico.

08 abril 2006

Instalando flash e o java no dapper drake flight 6

Bom galera, como estou vendo muitas pessoas testando a nova versão de teste do Ubuntu: o Dapper Flight 6, vou dar algumas dicas de como proceder para instalar alguns programas, coisas bem básicas mas pra galera que está vindo do Brezzy(versão 'estável' do Ubuntu que pode ser conseguida aqui) é meio diferente. Hoje vou falar sobre como instalar o flash e o Java, bom proveito ;-p

"Que atire a primeira pedra quem nunca viu um vídeo no Charges ;-D". Para instalar o flash vamos ter que seguir uns passos, vamos começar ;-p

Antes de tudo teremos que mudar nossa lista do apt-get, mas é só para instalar os programas depois continuaremos com a original, para isso vamos primeiro fazer um backup da lista atual:

$ sudo cp /etc/apt/sources.lis /etc/apt/sources.list-old

Feito isso podemos altera-la, vamos abrir nosso arquivo para fazer as alterações:

$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

Retire tudo que tem dentro dele (sim não tenha medo, esqueceu que fizemos um backup :-p) e coloque o seguinte conteúdo

## Add comments (##) in front of any line to remove it from being checked. ## Use the following sources.list at your own risk. deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper main restricted universe multiverse deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper main restricted universe multiverse ## MAJOR BUG FIX UPDATES produced after the final release deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-updates main restricted universe multiverse deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-updates main restricted universe multiverse ## UBUNTU SECURITY UPDATES deb http://security.ubuntu.com/ubuntu dapper-security main restricted universe multiverse deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu dapper-security main restricted universe multiverse ## BACKPORTS REPOSITORY (Unsupported. May contain illegal packages. Use at own risk.) deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-backports main restricted universe multiverse deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-backports main restricted universe multiverse ## PLF REPOSITORY (Unsupported. May contain illegal packages. Use at own risk.) deb http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf breezy free non-free deb-src http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf breezy free non-free

Essa lista foi pega aqui, inclusive só estou 'traduzindo' o que está escrito lá.

Feito isso vamos atualizar nosso apt-get com o comando:

$ sudo apt-get update

Como não gosto de ficar perdendo tempo, vamos instalar os 2 programas de uma só vez com o comando:

$ sudo apt-get install flashplugin-nonfree sun-j2re1.5

Pronto, agora só falta fazer os ultimos ajustes, no flash precisaremos executar o comando:

$ sudo /usr/sbin/update-flashplugin

No Java temos que configurar o Ubuntu para usar a nova versão como padrão, executando o comando:

$ sudo update-alternatives --config java

Agora é só escolher a opção correta, apertar o número e dar enter.

Para retornar a lista original do apt-get vamos fazer o seguinte:

$ sudo cp /etc/apt/sources.lis-old /etc/apt/sources.list

$ sudo apt-get update

Feito isso já estaremos com o nosso plugin do flash e o Java devidamente instalados, para ficar mais bonito (aehuaheau) vou mostrar umas fotos deles em ação.

Assistindo um vídeo lá no charge (esse foi muito bom aehuaheua)

http://img131.imageshack.us/img131/7467/capturadatela0ji.png

Confirmando a instalação do Java

http://img240.imageshack.us/img240/2479/capturadatela13gq.png

04 abril 2006

Muitas opções atrapalham?

Tem pessoas que falam que quanto mais opções você der para um usuário iniciante (ou até mesmo para um mais avançado) ele irá se ‘perder’ no meio de tantas coisas. Já tem pessoas que defendem que quanto mais opções melhor, pois assim teremos como personalizar ao máximo (seja em compilações, otimizações ou simplesmente skins e coisas do tipo). Você caro amigo o que acha? Você prefere mais ou menos opções? Um exemplo clássico nessa questão é a diferença de ‘metas’ do Gnome e do KDE, quero lembrar que não vou discutir qual dos dois é melhor ou pior, pois acho isso uma perda de tempo, é como se fosse um pin-pong uma pessoa fala e outra rebate.

Vamos esmiuçar o assunto mais um pouco e entender melhor o que cada um tem a nos oferecer.

Mais recursos

Certa vez vi uma pessoa falando que essa questão é mais ou menos assim: Quando uma pessoa está na fila de um restaurante e lá possui varias fotos das comidas, é normal que ela demore mais um pouco para escolher o que quer devido à quantidade de opções disponíveis.

Não vou dizer que isso é bom ou ruim, mas digo que isso é o começo de uma grande discussão, é um ponto de partida, mas simplesmente com essa afirmação não podemos defender o uso de poucas opções em um programa/sistema, pois você poderia dizer:

“Mas não são vocês mesmos que falam que Linux é liberdade, eu tenho que ter liberdade para escolher o que mais me agrada!”

Concordo plenamente com você, mas a questão é quando um usuário mais avançado quer fazer isso uma regra e que o Linux tem que vir com todas as opções possíveis ‘na cara do usuário’, será que uma pessoa que está começando agora vai se sentir confortável no meio de tantas opções? Será que ela realmente vai saber o que cada uma significa? Eu tenho certeza que não, mas agora o que fazer? Vamos continuar conversando para ver se chegamos a algum lugar.

Menos opções

Já tem outro grupo de pessoas que acham que devemos ‘podar’ as opções do usuário, seja no sistema, no programa ou seja lá o que for. Suas afirmações se baseiam na capacidade de um usuário iniciante tem de ‘digerir’ as informações, com o tempo ele irá aprender a usar mais o programa/sistema, não precisa ter tantas opções, até porque a maioria delas ele simplesmente nunca vai usar. Um exemplo interessante de citar é o Gnome, ele tenta ser o mais simples possível, sem aqueles montes de opções do seu ‘concorrente’ o KDE, no KDE temos inúmeras opções, muitas delas um usuário iniciante nunca vai usar, não estou falando que isso é ruim (não quero criar nenhum flame), só estou colocando como exemplo. Lembrando que no Gnome, muitos dos recursos estão de certa forma escondidos, mas não quer dizer que ele não possui, só não está tão explicito.

O que fazer?

Bom como em programação sou um zero a esquerda (mas não será assim por muito tempo ;-p), vou me limitar a dar sugestões do ponto de vista de um usuário:

Se for pra ser livre que seja

Segundo o Wikipedia, termo Liberdade dentre outras coisas que dizer:

Ausência de condicionamento restritivo.

Nessa questão de opções, eu acho (quero deixar claro que é a MINHA OPINIÃO, não estou dizendo que estou 100% certo) que o correto seria ter um menu, para que o usuário possa escolher a quantidade de opções que desejaria ver (tem programas que já implementaram isso, mas infelizmente são minoria), dessa forma a Liberdade seria praticamente cumprida ‘a risca’, pois quem vai decidir se quer ver isso ou não, será o próprio usuário.

Acho que só fazendo isso iremos acabar com grande parte das discussões a respeito desse tema, se você acha que tem que ter todas as opções, é só ir lá e escolher, se não acha, da mesma forma.