20 abril 2006

"Usuários finais" realmente precisam 'entender' de computador?

Em primeiro lugar quero pedir desculpas por esse tempo sem novos posts, estou meio sem tempo.

Lendo o artigo do Monthiel: Usuários já estão no Linux, me veio a pergunta: Um 'usuário final' precisa realmente entender de computador?

O que você caro amigo pensa sobre isso? Não estou falando que ele tem que ser um usuário experiente, mas se tratando de coisas básicas.

Essa é uma questão muito complicada, pois sempre vai haver pessoas que acham que o computador tem que fazer 'mágica', ou seja, descobrir o que você quer, satisfazer seu desejo e não apresentar nenhum erro. Acredito que isso esteja longe de se tornar realidade (se é que um dia isso aconteça).

Também não podemos 'obrigar' nossos usuários a buscarem artigos e mais artigos no Google (lembrando que lá iremos encontrar muita informação valiosa), mas tem certas coisas que realmente teremos que aprender sozinhos, sem ajuda de ninguém (pelo menos é o que deve acontecer).

Vou dar alguns exemplos do nosso cotidiano para tentar explicar melhor o que eu quero passar:

"Para se dirigir um carro você NÃO precisa saber nada de mecânica ou coisa parecida, mas é OBRIGATÓRIO saber por exemplo: as regras de transito, aprender sobre direção defensiva e praticar bastante. Tem pessoas que precisam fazer um curso para aprender essas coisas já tem pessoas que não, isso não importa muito, contanto que você aprenda."

"A Páscoa passou e temos que comprar alguns presentes para a família, como todo mundo dá ovo da páscoa você resolve comprar uma coisa diferente e compra uma televisão (lembre-se que isso é só um exemplo auehauehua), televisão é uma coisa comum, que muitas pessoas possuem, normalmente é fácil manuseá-la, mas sempre vai ter uma coisa que não saberemos fazer, a melhor forma de se obter o que quer é ler o manual."

Olhando por esses ângulos acho que fica mais claro minha posição, você não precisa entender como o computador foi feito, mas é necessário saber pelo menos o básico para que ele atenda as sua necessidades. Cada pessoa tem necessidades diferentes, se uma pessoa precisa instalar um servidor Apache com suporte a PHP e Mysql, ela terá que aprender como fazer isso, mas se ela só tem necessidade de navegar na internet, ler emails, entrar em bate-papos e coisas do tipo, não é necessário saber instalar um servidor.

Eu também já trabalhei com suporte aos usuários no Linux e posso afirmar que 80% das coisas são preguiça de tentar resolver sozinho, é muito mais cômodo chamar alguém para ajudar do que procurar uma resposta sozinho, mas infelizmente quem se prejudica com essa atitude é unicamente a própria pessoa, vai chegar uma hora que ela vai ter que resolver alguma coisa e não haverá ninguém por perto.

Só para aprofundar mais no assunto recomendo a leitura do artigo: Linux e o pscológico.

5 comentários:

Anônimo disse...

Temos realmente que casar o tipo do usuário com a necessidade de conhecimento sobre computadores.

Para o usuário final, existem alguns conhecimentos básicos que ele necessita saber antes de usar:

- computador não pensa
- o q são arquivos e diretórios
- o q são programas
- o q é email e página da web e uma leve introdução à internet (cliente, servidor, etc)
- um computador é muito mais complexo que uma televisão
- computador não é perecível (ok, alguns SO's são :) )
- não tenha medo de fuçar, se parar de funcionar, reinstale.

Acho q isso é suficiente para se operar um pc como se opera uma televisão. Foi suficiente com minha mãe (decidi parar de explicar outras coisas depois que ela começou usar o VI)

Agora, quanto mais o usuário cobrar de um PC mais o PC deve cobrar do usuário.

Anônimo disse...

Ótimo artigo, meus parabéns.
Há algum tempo teu site está nos meus favoritos.
Abraços

Anônimo disse...

pode crer sagui.
otávio muito obrigado, estou sempre tentando melhorar

Jeferson dos Santos disse...

Bom, eu concordo com o que o sagui disse. Acrescento que o maior problema de todos é que as pessoas costumam "montar" em você só pq é técnico ou pq sabe mais. As pessoas são totalmente incapazes de ler o que está na sua frente (exceto se for um scrap ou mensagem do msn).

Abraços,
Jeferson Santos
http:www-linux.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito Bom
http://paulotrindade.wordpress.com

Postar um comentário