30 julho 2009

Choqok - Meu cliente Twiter no KDE

Como relatei esses dias fiz uma conta no Twiter para mim, e até que estou gostando do serviço. Mas uma coisa que me incomodava era toda hora ter que ir até a pagina deles para twitar (ser o humano é muito criativo mesmo), ver as atualizações das outras pessoas, enfim poder usar efetivamente o serviço.

Pesquisando pela internet afora, achei diversos clientes que prometiam total compatibilidade com o referido serviço, mas infelizmente nem todos achei interessante.

Na verdade eu tenho uma certa preferência por programas nativos do KDE, quando estou no KDE, não me sinto confortável misturando bibliotecas, embora reconheça que ultimamente isto tem se tornado muito mais transparente.

Meu primeiro teste foi com o Widget disponível no próprio KDE (uso Kubuntu 9.10 alpha 3), no começo até que foi bem intuitivo, mas depois da primeira reiniciada ele começou a apresentar inconsistências; Não abria, não me permitia postar (twitar?), nem mesmo ver as outras pessoas.

Então parti para minha segunda linha de frente, os aplicativos especificos para o KDE. Nessa busca encontrei o qtwiter (nome bastante sugestivo), mas infelizmente não era ainda o que estava procurando. Quando finalmente encontro isto: Isto se chama Choqok e na minha opinião é um dos melhores programas para usar em conjunto com o Twiter, lembrando que ele suporta outros serviços.

Ele tem praticamente todos os recursos que você esperaria dele, exceto o de 'seguir' uma pessoa diferente diretamente por ele, sem precisar ir no site, pelo menos eu não achei.

Consome poucos recursos da maquina como vocês podem ver:

Mostrar foto

E se adequa perfeitamente ao ambiente, inclusive usando seu sistema de notificação de uma forma muito bem pensada, alias isto foi muito bem trabalhado no KDE.

Embora não tenha alcançado sua primeira versão 'estável' (aka 1.0), tem se comportado maravilhosamente bem, mesmo ficando ligado por horas seguidas.

Ele é daqueles tipos de Softwares que fica complicado de fazer reviewn, pois simplesmente tudo funciona como deveria e tem se mostrado bastante intuitivo.

Recomendo a todos que instalem e acompanhem o desenvolvimento do projeto, pois me parece muito promissor, para instalarmos, no Kubuntu e derivados, basta:

lnas90@lnas90:~$ sudo apt-get install choqok

E logo você terá um belo programa a sua disposição.

0 comentários:

Postar um comentário