08 julho 2009

Google OS

Muita gente comentou, inúmeras analises surgiram, sobre aquilo que para alguns será o passaporte de derrota da Microsoft, já para outros uma boa noticia, mas não tanto assim.
Enfim, varias palavras poderiam descrever esse novo (?) anúncio da gigante de Mountain View, um novo Sistema Operacional que seria praticamente (todo?) baseado no conceito de Cloud Computing, ou computação nas nuvens.
O anuncio oficial foi um pouco vago em algumas questões, como por exemplo: Será ele focado em um modelo especifico de Hardware? Como será feita a adição dos drives (visto que ele rodará sob o Kernel do Linux)? Minha 'maravilhosa' banda de 300 kbps será o bastante para roda-lo tranquilamente? Enfim, uma infinidade de perguntas sem respostas. Segue partes do anuncio oficial traduzidas: "Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos principais do Google Chrome OS. Estamos projetando o sistema para ser leve e ligeiro, para ligar e já te levar à web em poucos segundos. A interface de usuário é mínima para te atrapalhar pouco, e a maior parte da experiência do usuário vai para a web. Como fizemos com o navegador Chrome, vamos voltar ao básico e redesenhar completamente a arquitetura de segurança do OS, para que os usuários não tenham que lidar com vírus, malware e atualizações de segurança. Deve apenas funcionar". "Ouvimos muitos de nossos usuários, e a mensagem deles é clara - computadores precisam melhorar. As pessoas querem seus e-mails instantaneamente, sem perder tempo esperando seus computadores ligarem e navegadores abrirem. Eles querem computadores que sempre rodem tão rápido quanto da primeira vez em que o ligaram. Eles querem seus arquivos acessíveis não importa aonde estejam e sem ter que se preocupar em perder o computador ou esquecer de fazer backup. Ainda mais importante, eles não querem gastar horas configurando seus computadores para funcionar com um novo hardware, ou se preocupar com atualizações de software constantes. E a cada vez que nossos usuários têm uma experiência melhor no computador, a Google se beneficia também por ter usuários felizes que ficam propensos a passar mais tempo na Internet."
Sem sombras de dúvidas vai ser um grande produto, não só porque vai carregar a marca do Google, mas porque ultimamente o pessoal dessa empresa tem mostrado algumas ideias bem interessantes nas mais diversas áreas.
Só que tem algumas questões, como as que mencionei no começo do artigo, que se conseguirem administra-las bem teremos um SO que vai atender perfeitamente a todos a que se propõem, mas se falhar iremos ter um bom produto, mas só para algumas regiões do mundo.
O detalhe mais importante será na parte de hardware, como vai ser o reconhecimento destes? Sabemos que o kernel do Linux está bastante maduro, mas não é perfeito 'out-of-box', as melhorias feitas pelo Google vão ser repassadas ao Kernel original?
Outro fator determinante será a capacidade do sistema funcionar no modo off-line, pois em muitos lugares do mundo, internet de alta velocidade (leia-se mais de 300kbps) tem um preço proibitivo para grande parte da população. E mesmo aqueles que tem internet podem preferir usá-lo desconectado algumas vezes ( se bem que acho difícil).
De minha parte acho que o Google está realmente decidido em não somente ser um recursos da Internet, mas sim ter sua própria 'internet', diante dos inúmeros serviços que ela tem a oferecer.
Se vai ser ou não um sucesso só o tempo dirá (a partir de Setembro eles prometem divulgar mais informações), mas uma coisa é certa: Que vai dar uma sacudida no segmento de Sistema Operacional, não tenha dúvida.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mais Concorrencia pra Microsoft!!
husahushauhsua!
Otiima Noticiaa!

Postar um comentário