02 julho 2009

Linux e o Psicológico Parte 2

Em 16 de Março de 2006, aos meus 16 anos, publiquei um artigo aqui no blog que tem como titulo Linux e o Psicológico. Hoje a situação continua a mesma? O Linux cresceu nesse tempo não tem como negar, mas será que a sensação é igual? Atualmente temos programas do governo que incentivam (obrigam?) a determinadas empresas do ramo da informática venderem seus computadores com o Sistema Operacional Linux, mas entregar o PC com um sistema diferente vai mudar a visão das pessoas, vai mudar seus preconceitos/conceitos? Felizmente não. Talvez você não tenha entendido porque disse que felizmente não, mas pense comigo: Toda imposição não é vantajosa, todo monopólio é prejudicial, as pessoas tem que resolver mudar por sua conta, mudar porque não estão mais satisfeitas com o que tem, mudar para aprender, mudar para ser feliz descobrindo algo completamente novo. Fizemos muitos avanços na busca por usuários, deixamos de lado velhos dogmas para atender necessidades dos outros e acima de tudo aprendemos que não existe nenhuma guerra entre capitalismo X socialismo, entre Windows X Linux, entre Microsoft X Software Livre. Anos e anos fizemos a mesma pergunta "Como conquistar mais usuários? Como fazer algo novo sem parecer muito diferente?" Pode até parecer engraçado mas já vi muitas distribuições se perguntando isso, e o que é pior tendo ideias erradas a respeito. Será que a qualidade de um sistema está diretamente ligada ao seu Market Share (quota de mercado)? Devemos parar de tentar 'roubar' os usuários do Windows, pois se eles vierem não por vontade própria vão acabar encontrando dificuldades, não vão ter vontade de supera-las e sairão falando mal. Como disse no meu artigo sobre o KDE 4.4, estamos alcançado um nível de facilidade extremamente satisfatório, não somos perfeitos mas estamos no caminho certo, e se continuarmos nesse caminho os usuários virão com certeza. Mas e se não vierem? Digo a vocês que de minha parte não me importo nem um pouco, pois se temos consciência de que temos algo de bom para oferecer, cabe agora a sociedade reconhecer isso. Mas o que faremos para que a sociedade reconheça que temos algo de bom? Acredito não ter uma única resposta para esta pergunta, mas tem algumas coisas que podem ajudar que são:
  1. Investir em Marketing
  2. Investir mais na formação de novos usuários, nas escolas de informática básica, pois com uma grande quantidade de pessoas usando o Linux, as empresas certamente portarão seus aplicativos, pois iremos representar uma grande quantidade de compradores para seus produtos (Linux ajudando ao Capitalismo? Quem diria!).
Enfim temos muito trabalho pela frente e sabemos que o novo é sempre visto com um pouco de recusa, mas vamos seguir em frente e trabalhar para cada dia melhoramos. E se mesmo fazendo isso tudo continuarmos bem abaixo deles, vamos simplesmente sentar/relaxar/aprimorar nosso produto, pois se temos algo melhor, mesmo que não tão conhecido, não somos nós que estamos na pior. PS: Amanhã estarei terminando a série Linux e o Psicológico. Aguardem.

10 comentários:

indiazinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Hushaushuas..adorei a parte do "o governo ta ObrigandO..."" shauhsuahsa.

Como SEMPREE PERFEIITO nas palavras[/e naum ée pq é meu amigo naum viw! xDD
abraço!
DEUS TE ABENÇÕE!!!

Anônimo disse...

Jah tentei algumas vezes usar Ubuntu, Kubuntu e agora Suzy, e sempre me deparo com um problema simples, falta informação mais detalhada como atualizar aplicativos, como instalar novos programas, lista de aplicativos para diversas áreas, para quem usa Windows por muito tempo tem que ter um o beabá do linux, uma receita de bolo mesmo, o básico do básico, pois na primeira ou segunda dificuldade o usuário volta para W98, XP, e outros, mas eu sou persistente vou continuar tentando, pois sei que é muito melhor, não basta o Linux instalar-se sozinho, tem que ter facilidades para o usuário depois. Que adianta ter o melhor sistema operacional do mundo se eu não sei "mexer" nele?
O W98, XP, etc.. é ruim? Pode até ser, mas a maioria sabe "mexer" nele e se sente a vontade para instalar / reinstalar, e em Linux é para poucos. Posso até está errado, (que sou eu para ditar algo) mas acho isso. Tambem moro em Feira
renepeixoto2000""gmail""com

Anônimo disse...

Correção do texto acima (eu acho)

Posso até estar errado, (que sou eu para ditar algo) mas acho isso. Tambem moro em Feira
renepeixoto2000""gmail""com

Jo 14:6
Jo 3:3-5
Jo 3:15-19
RM 8:1-10
Hb 9:27

Que JESUS habite no coração de todos nós.

Lucas Nunes Almeida da Silva disse...

Amigo anônimo.
É uma situação complicada, se eu lhe falar que ultimamente tenho usado tanto o Linux que tem certas coisas que eu simplesmente 'desaprendir' do Windows.
É tudo questão de costume e força de vontade de aprender algo novo, e pelo visto, você tem essas qualidades. Parabens!

Anônimo disse...

o linux é tecnicamente superior, varias empresas tem ganhos massivos com aumento de eficiencia e reducao de custos, em varias areas, prototipagem de dispositivos, computacao distribuida, appliances de seguranca, telefonia, ...

hoje quem mais ganha com o linux sao as empresas de visao, que entendem e se aproveitam da filosofia de codigo aberto.. aos usuários finais que só choram e reclamam, bom negócio para as empresas de lenços

Jenny Horta disse...

Você tocou exatamente no X da questão! Sou professora, uso o Ubuntu há 3 anos, inclusive com os pequenos e percebo que as dificuldades podem ser superadas principalmente com a ajuda de uma comunidade super colaborativa!! O linux na educação já é uma realidade. No momento estou enfrentando um probleminha com o modem 3G da tim, que é a única opção de acesso que temos na escola. Já segui um tutorial sobre o caso mas não tive sucesso. Se você tiver um tempinho pra me dar uma força, me escreva! Parabéns por seu trabalho e pelo blog!!

Lucas Nunes Almeida da Silva disse...

Cara Jenny.
Poderia me passar mais informções sobre seu problema? Qual versão do Ubuntu a senhora utiliza? Qual modelo do do modem 3g?
Particulamente nunca usei um modem 3g, as ficarei feliz em pesquisar com a senhora.

Abraços

Lucas Nunes Almeida da Silva disse...

Cara Jenny.
Pesquisei um pouco e vi que o suporte aos modems 3g foi bastante aprimorado no Ubuntu 9.04, recomendo caso esteja rodando uma versão antiga atualize para 9.04, que creio que irá solucionar seu problema. Caso já esteja usando essa versão, favor comentar aqui, para que possamos descobrir uma solução para seu problema.

Newton disse...

Cara Jenny,
existe um script para instalação de modems 3g feito pelo Carlos Morimoto, de uma olhada em:
http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/

Ele serve para vários tipos de modem 3G, não só para o VivoZap.

Postar um comentário