07 julho 2009

N97 - Sucesso ou Decepção?

Não há como negar: o mundo dos smartfones está recheado de boas opções, Iphone 3gs (iphone OS 3.0), Android (pra mim o mais promissor), Palm Pre, Symbian, com seu modelo mais 'recente' o N97.
Já deu pra notar que é uma escolha difícil, que em muitos casos se baseia mais no gosto pessoal do que em qualidade técnica.
Pessoalmente escolhi um N95, mas acho que se tivesse um pouco mais de dinheiro na hora da compra teria pegado outro.
A Nokia é incontestavelmente a maior no segmento dos Smartfones, mas está vivendo uma situação complicada, pois teve, em 1 só ano, uma redução de sua participação que antes era de 47 %, chegando ao 31% segundo dados recentes.
Embora o N97 não seja o único modelo atualmente (ela possui uma grande quantidade de outras 'marcas', como os da categoria E e outros), ele sem duvida foi o mais esperado.
Com o seu preço em aproximadamente em 550 euros, e seu hardware controverso, tem causado uma quantidade extremamente grande de comentários a respeito.
Uns dizem que a nokia acertou em cheio, já outros chegam ao extremo de falar que a empresa está fadada ao fracasso, se o melhor que conseguir apresentar seja isso, lógico que existem também aqueles que entendem que é um ótimo aparelho mas com algumas graves deficiências que uma provavel atualização de firmware resolva, lembrando que o n95 assim que saiu era ...digamos ... horrível, mas com as atualizações do firmware foi se tornando um dos melhores aparelhos já lançados.
Como não tenho um modelo em mãos para testes (nokia?), vou ficar devendo minha opinão real sobre o aparelho, afinal falar sobre uma coisa que os outros escreveram é complicado.
Mas uma coisa tenho certeza: Se o N97 se sair tão bem como alguns previam, certamente será um grande passo para a finlandesa (Nokia), mas se por um acaso ele desapontar muito seus consumidores, o pessoal do gizmodo pode ter acertado.
Só para deleite dos leitores segue algumas imagens do modelo:

1 comentários:

marlin disse...

Ora viva, estive a ler o seu artigo,
Já tive o n95, um género de pc ambulante, usei e abusei é sem duvida um telemóvel muito fiável,
fotos do melhor muito boa qualidade, no vídeo é pena não poder utilizar o led como luz para filmar á noite mas!!!! qualidade do vídeo muito boa, e todo a sistema como o som também do melhor que podia haver.
Agora tenho o n97, minha opinião... digo que sou nokiadependente... lol... é pena o vídeo e o som não ser como a qualidade do n95.
Mas n97 sem duvida um excelente smartphone

Postar um comentário